Em projetos de migração de dados ou desenvolvimento de software é necessário analisar os riscos antes do início das tarefas práticas, de modo a identificar as fragilidades, ou seja, os pontos onde esses dados podem ser deturpados.
Já na prática, independentemente da abordagem usada para recolher dados, o foco deve estar na qualidade e no valor da entrega.
É ainda determinante focar a atenção na articulação entre os diversos elementos das equipas para que os dados se mantenham fiéis, o que é feito através de um único canal de comunicação que funciona como um reservatório de conhecimento.
Também a documentação do projeto deve ser explícita e todos os elementos da equipa devem estar alinhados e motivados, sendo importante que todos reconheçam os canais hierárquicos de comunicação, protocolo e fluxos de informação. Este projeto deve ter ainda um prazo prévio para a realização de correções, as quais seja possível colocar em prática.
Chegados ao final do projeto, é importante destacar as vantagens que o projeto ofereceu ao cliente e trabalhar nas “Lições Aprendidas”, mesmo que o projeto tenha sido finalizado com todos os objetivos completos e mantida a fidelidade dos dados ao longo do projeto de migração dos mesmos.