nDm 08 | 30.dez.2021
A 8ª edição da newDATAmagazine foi publicada a 30 de dezembro de 2021 > LER A REVISTA.
MENSAGEM DO DIRETOR
Desafios
Desafios são sempre desafios e, sem eles, sejam de âmbito profissional ou pessoal, não há evolução.
Foi desta forma que aceitei, com muito orgulho e forte sentido de responsabilidade, o convite para a edição de dezembro de 2021.
Recordo-me que, no passado, não tínhamos acesso à informação, da mesma forma que temos atualmente. Para nós, investigadores, tornava-se complexo obter informações fidedignas para o nosso trabalho. Precisávamos dedicar muito tempo e recursos para obter respostas, respostas essas que eram cruciais para desempenharmos as nossas funções com o máximo rigor e segurança.
Segundo a Comissão Europeia, a literacia digital é definida como as habilidades necessárias para alcançar a competência digital, sustentadas por competências básicas em TIC e no uso de computadores, com o objetivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação e de comunicar e participar em redes colaborativas via internet.
É desta forma que, no âmbito do desporto, o acesso à informação é tão importante como o acesso à tecnologia, pois facilita a prévia avaliação e o adequado planeamento de programas de treino, de forma a potenciar uma melhoria na condição física e psicológica do seu utilizador.
Temos casos concretos, como o uso de aplicações que surgem a uma velocidade vertiginosa e que têm tecnologia que permitem monitorizar uma série de parâmetros importantes, como é o caso do batimento cardíaco, níveis de stress, níveis de oxigénio no sangue, distâncias e uma panóplia de dados que, para um mero utilizador amador, ajuda na motivação para a procura de melhores resultados e de atingir d objetivos.
É por isso que, na presente edição, tentaremos apresentar temáticas diversificadas, direcionadas para a tecnologia que se usa na prática desportiva, mas que, só por si, serão, sem dúvida, uma boa influência para o leitor, para que este possa expandir o seu conhecimento.
O sucesso desta edição cabe ao leitor decidi-lo. A mim, cabe-me esperar que o esforço e dedicação de todos os que nela intervieram tenha contribuído para um enorme sucesso.
Terminando da mesma forma que iniciei, desafios serão sempre desafios e estou grato por me terem possibilitado mais este.
Carlos Borralheira